-
Arquitetos: VTN Architects
- Área: 1450 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao lado do centro emergente de Ho Chi Minh, "Diamond Island" é um grupo de condomínios em uma ilhota no rio Saigon. Para fazer o melhor uso do espaço vazio de um programa em desenvolvimento gradual, este centro comunitário multifuncional foi concebido não apenas para os moradores locais, mas também para os turistas estrangeiros trazidos por barcos do centro da cidade. Oito pavilhões de bambu de diversos tamanhos estão espalhados por todo um parque com vegetação rica ao longo do rio. Os pavilhões são usados para vários eventos, como festas, banquetes, conferências de promoções, e também estão planejados para serem restaurantes no futuro.
Duas grandes cúpulas são criadas em estrutura de bambu, seus diâmetros medem 24m e possuem 12,5m de altura. Inspirado por uma cesta de bambu tradicional, a estrutura é feita por trabalhadores qualificados que tecem cada pedaço de bambu no local. Seis pequenos pavilhões de bambu em forma de guarda-chuvas possuem o diâmetro de 11m e altura de 7m. As estruturas de guarda-chuva, compostas por doze unidades estruturais pré-fabricadas montadas, visam a eficiência da construção.
Os grandes pavilhões são estruturas em camadas duplas. A camada exterior do telhado de palha pende da estrutura de interior para criar beirais profundos, protegendo toda a estrutura de bambu da luz do sol e chuvas fortes. Independentemente da forma que encobre o telhado, o espaço interior não precisa de iluminação artificial para atividades diurnas, a claraboia e periferia abertas oferecem a luz natural necessária. A claraboia também funciona para retirar o ar quente a partir do topo da cúpula através da brisa, arrefecida por três lagoas, que flui do rio através do edifício.
Apesar da aplicação de diversos métodos de construção tradicionais, o objetivo do projeto não é reproduzir o vernáculo, mas criar a arquitetura sustentável adequada com o presente. A fim de fazer isso, a sistematização da produção e construção da arquitetura de bambu é essencial e, como resultado, o projeto é uma fusão da arte popular tradicional e arquitetura contemporânea.